A PAZ É FRUTO  DE NOSSA LUTA!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

            O carnaval passou e o ano parece iniciar  de fatoEstamos a poucos dias do Natal. Como cristãos e consequentemente seguidores de Jesus Cristo, percebemos que os anseios e desejos do Salvador do mundo ainda não se concretizaram. Na tradição ocidental que envolve os preparativos da data que lembra o nascimento do Filho de Deus, entre reflexão e realidade, constatamos que nosso mundo anda muito conturbado.

Convivemos com inúmeros conflitos internacionais. Pela televisão e, outros meios de comunicação, chegam-nos  notícias de mortes e desgraças de milhares de pessoas. No Brasil a realidade não é lá muito diferente, apesar de muitos afirmar que vivemos num ‘paraíso’, vemos traficantes e o mundo do crime organizado espalhando-se por todos os cantos de nossa pátria. Além de também constantemente vermos estampados no meio jornalísticos desgraças que nos assustam e muitas vezes nos revoltam: filhos matando suas mães e vice-versa, adolescentes (desequilibrados) que tudo fazem, tudo podem e colocam medo e pânico em nossa sociedade. Enfim, entre tantos problemas, sejam em nosso país ou fora dele, parece que estamos ‘condenados’ a vivermos preocupados, aflitos, angustiado, instáveis, desordenados e ansiosos.

            De fato, numa sociedade que evolui tanto: levou o homem até a lua, desenvolveu a tecnologia do automóvel e dos meios de transportes, telecomunicações, informática, medicina e de outros setores, mas que ainda convive com a crescente miséria, clama por algo simples que acabou tornando-se primordial: a paz. No fundo do coração do ser humano existe o apelo forte para concretizar este desejo da paz com a gente mesmo e, como conseqüência, a convivência harmoniosa entre os seres humanos. O restante, diletos leitores, acaba  tornando-se  ilusão. Como afirmam  nossos troncos: o importante é poder deitar e dormir tranqüilo, tendo a consciência que a parte que nos foi dada está sendo cumprida. E, com certeza  dormindo em paz e tranqüilidade, dá-se  pelo fato de conseguir, ainda nessa terra, encontrar um pouco da paz que tanto o Filho de Deus pregou. E, como diz o padre daqui de Naviraí: o Reino que Jesus tanto anunciou, começa aqui nessa terra, mas depende de nossas ações e de nossa vontade

Nesse sentido, estimados leitores, nesse tempo especial de preparação, do arrumar as ‘coisas’ de nossa vida interna e de nosso coração, precisamos perceber que em nossa vida conturbada na atualidade, muito ligada ao consumismo: o poder, a ganância, a avareza, o orgulho, a mesquinhez e a busca do lucro desenfreado, entre tantas mazelas, acabam desviando os sonhos, lutas e a concretização da tão almejada paz, fraternidade e tranqüilidade.

Tenhamos  certeza de uma coisa: não é o dinheiro que vai nos dar paz. Se acreditamos e sonhamos com a paz, não podemos ser os bobinhos da corte e dizer ‘amém’ para tudo. Muito pelo contrário, os amantes da paz devem lutar por ela, assim como Jesus Cristo fez.

Todos devem lutar pela paz. Em primeiro lugar ela deve estar dentro de nossa família. O  esposo (a), o filho (a) e  os pais precisam de entendimento em suas casas. Não se pode fazer, ao menos na convivência familiar, favores em troca de algo. Na busca e construção de um ‘Mundo Novo’, onde a paz é possível devemos lutar com todas as forças para excluir a ganância, poder e o  proveito em benefício próprio.

Que entre tantos desejos e pedidos deste natal e final de ano, acima das conquistas materiais, permaneça o sonho da construção de um mundo com mais vontade de querer viver em paz e harmonia. Que Deus nos ajude a concretizar este valioso sonho. Um abraço à todos vocês. 

 

“A vida tem a cor de nossos óculos e o sabor dos nossos valores internos”.

(Roque Schneider)