RESUMO

A leitura é um fator de grande relevância no Ensino Superior, porém ainda persiste nos entraves da educação em não haver uma relação entre leitor e texto ocasionando a impossibilidade de organização na construção de suas ideias quando o lê. Brevemente mostramos um cenário da leitura na Educação Superior como também a importância da relação do leitor se interagindo com autor, o contexto e o texto para apreensão da leitura.   O que nos leva a buscar método que possam a ser trabalhados com os acadêmicos introduzindo   a satisfação de construção de sentido do texto.  Aqui percorremos alguns autores direcionando sobre a importância da leitura e com Goodman e Smith, Holden e Regers, Isabel Solé trazem caminhos para a construção da compreensão do texto. Desta forma, nos é apresentado as estratégias de leitura que podem ser usadas no Ensino Superior, os quais aborda diferentes caminhos para trabalhar o ensino da leitura. Temos como proposito promover uma leitura em que os acadêmicos ao usá-la, construam o processo de interpretar e compreender de forma autônoma os textos. 

PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Ensino Superior, Estratégia de Leitura, Leitor e Compreensão.

ABSTRACT

Reading is a factor of great relevance in Higher Education, but it still persists in the obstacles of education in not having a link between reader and text, causing the impossibility of organization in the construction of his ideas when he reads it. Briefly, we show a reading scenario in Higher Education as well as the importance of the reader's interaction with the author, the context and the text for apprehend content. Which leads us to seek methods that can be worked out with academics by introducing the satisfaction of constructing sense of the text. Here we cover some authors, such as Goodman and Smith, Holden and Regers, and Isabel Solé, directing on the importance of reading and providing ways to construct the comprehension of the text. In this way, we are presented with the reading strategies that can be used in Higher Education, which approach different ways to work teaching reading. We have as purpose to promote a reading in which the academics in using it build the process of interpreting and understanding of the texts autonomously.


KEY WORDS: Reading, Higher Education, Reading Strategy, Reader and Comprehension.

  1. INTRODUÇÃO

            Muitas das dificuldades dos nossos acadêmicos vem carregada de história que permeia a vida sócio cultural-econômico e escolar. E um desses elementos que está inserido, uma das mais relevantes, porém, problemática no Ensino Superior é a relação do acadêmico com a leitura. Buscando uma direção para essa problemática estaremos apontando através de pesquisa bibliográfica autores que trazem as estratégias de leitura como direção para os alunos terem melhor acesso a compreensão do texto.

            O educando do Ensino Superior ao entrar na vida acadêmica não apresenta as competências de leitura e, sim, uma versão por ela, logo livros, apostilas, artigos científicos e outros trabalhos de acesso para o desenvolvimento do conhecimento de sua área de atuação profissional, ficam parados nas prateleiras reais e virtuais, seja da biblioteca não virtual e virtual, uma vez que as virtuais passam ganhar outros interesses como: WhatsApp, Facebook, músicas, jogos e entre outros.

A falta do hábito de ler do aluno brasileiro faz com que cheguem despreparados para organizar o pensamento ou seja a construção analítica reflexiva de um texto em que possibilite a intepretação e análise deste e, por muitas vezes desconhecem o assunto do texto abordado em sala de aula.

Com esse cenário demostram a grande dificuldade em desenvolver um tema, a compreensão do assunto e aí passam a repetir a frase, já num círculo vicioso, “não gosto de ler”. 

Essa declaração por parte de uma grande maioria do acadêmico mostra a crise que a leitura atravessa no país, embora com o advento das redes de comunicação existem autores que falam que a leitura aumento, contudo o ato de ler, codificar se diferencia da leitura, pois esta última necessita de vivencia a leitura.

No Brasil encontramos em maior número de publicação trabalhos de pesquisa na área da educação os quais os temas estão voltados para a escrita e a leitura na alfabetização e ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio.

Quanto no Ensino Superior ainda persiste o problema da leitura e podemos notar nas poucas publicações referentes ao tema. O Ensino Superior é visado como local de especialização, ou seja, pesquisadores que supomos serem leitores, porém o quadro é insatisfatório. Pois, a grande parte dos acadêmicos procuram burlar a leitura dos livros e trabalhos científicos ficando com os resumos encontrados na internet no qual ocasiona déficit no aprendizado e conhecimento de sua especialidade, tornando os profissionais abaixo da média no mercado de trabalho.   

O ensinar envolve o encontro entre o docente e discente e cabe estar interagindo na condição da construção do conhecimento, embora apresentamos uma história na educação em que não foi presado a cultura dos saberes vamos aos poucos construindo formas de reverter o papel de não formadores de leitores. Paulo Freire (1996) argumenta que “Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mais criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. ”

Nesse caminho encontramos obstáculos que envolver o querer dos acadêmicos e necessita métodos para que construamos caminhos para intervenção na formação de leitores competentes e maduros. 

E o nosso cenário mostra acadêmicos que não dão importância a leitura quanto deveria ter, tanto como forma de informação, como lazer e também como crescimento pessoal e profissional ficando nas leituras obrigatórias da disciplina, e como dito acima em resumo da obra, dada pelo professor. Então temos acadêmicos com domínio da leitura e da escrita capengas e não sendo capazes de entender um texto de forma razoável, todavia encontram em um nível de escolarização acima da média, não possui a habilidade de praticar a leitura, dessa forma, são considerados leitores funcionais.

O discurso será abordado a importância da leitura no Ensino Superior e estaremos conversando sobre a leitura em que a compreensão do texto está muito além, e apresentaremos  o uso de estratégias para a leitura numa forma de cooperar nesse quadro caótico, de leitores que conseguem só fazer o simples ato de codificar, ler; embora está realidade faz parte de nossa história uma nação que não possui prática de leitura, reflexo da história da educação no Brasil uma vez que fomos um estado de colônia e de um sistema escravocrata; uma economia agricultora.

A pesquisa é bibliográfica, cujo a nossa inquietação e como desenvolver um ensino da leitura em que o acadêmico construa uma percepção das relações leitor- autor, texto-contexto construindo o significado do texto, assim sendo engajado de forma reflexiva.  Numa sociedade moderna competitiva que requer um profissional competente e abra caminhos para o novo, seja criar, ir além de um indivíduo que codifica uma comunicação para execução de tarefas cotidianas como exercício de cidadania, mas sim, pratique a leitura madura como construtor profissional, pesquisador de sua área.