A Internet E Seus Serviços: Da Arpanet A Web
Por Geovani Delarizza Paulin | 11/06/2007 | TecnologiaGeovani Delarizza Paulin
FATEC – Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – SP
Avenida Vitalina Marcusso, Jardim Cristal, nº. 1400.
geovanidp@gmail.com
Resumo. Este
artigo tem como objetivo mostrar alguns dos principais serviços que são
oferecidos pela Internet, além de uma breve exposição a respeito da historia da
Internet.
Palavras-chave: Internet, Arpanet, web, correio eletrônico, FTP.
Abstract. This article has as object shows
some of the principal services that are offered by the Internet, besides an
ableviation exhibition regarding the history of the Internet.
Keywords: Internet, Arpanet, web mail, FTP.
1. INTRODUÇÃO
A Internet como é conhecida atualmente, pode ser definida como o conjunto de redes de computadores que se comunicam utilizando o protocolo de comunicação TCP/IP. Originou-se da Arpanet, uma rede desenvolvida pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) ou Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, que fazia parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (WIKIPÉDIA, [3]).
Rede de computadores é o conjunto de dois ou mais equipamentos ligados que compartilham recursos e/ou informações. Para se fazer a definição de uma rede, leva-se em conta sua topologia, tamanho, meio físico e protocolo utilizado (TANENBAUM, 2003, [2]).
A Arpanet foi construída com fins militares, no final dos anos 60 e tinha como objetivo manter uma rede de comunicação - mesmo sendo destruído algum ponto da rede ou servidor - evitando a perda de dados, com o passar do tempo o governo americano liberou o acesso à rede para cientistas e universidades que gradativamente foram sendo incorporados a esta.
No começo dos anos
No Brasil a Internet teve seus primeiros passos em 1988, ligando centros de pesquisas e universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre a instituições nos Estados Unidos. Em 1989 surge a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), para ligar essas redes e formar um backbone1 que alcançasse todo o país. Somente me 1995, com a iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério das Telecomunicações houve a abertura do setor para a iniciativa privada e posteriormente a sua chegada às empresas e residências (FILIPPO; SZTAJNBERG, 1996, [1]).
A Internet mudou muito desde a sua criação, esta passou a ser muito mais do que uma rede de troca de informações para tornar-se um meio de comércio de produtos e serviços. Hoje é possível através de a internet consultar e movimentar uma conta bancária, fazer compras em supermercados e livrarias, sem sair de casa.
Têm-se os serviços médicos, o de corte de cabelo e o de água e esgoto, a Internet por usa vez possui serviços típicos de redes de computadores, como enviar um arquivo, enviar um correio eletrônico, consultar um banco de dados, e tantas outras possibilidades (FILIPPO; SZTAJNBERG, 1996, [1]).
________________________________________________________________________________
1 Backbone traduzido para o português significa espinha dorsal, no caso da Internet quer dizer o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo.
2. A INTERNET E SEUS SERVIÇOS
Erroneamente é associada à Internet apenas as páginas Web, porém ela vai muito além disto, páginas Web são apenas mais um dos serviços oferecidos pela Internet. Como exemplo de outros serviços oferecidos tem-se o correio eletrônico, acesso remoto, A Web, transferência de arquivos, mensagens instantâneas e vários outros. A seguir a definição dos três principais serviços que são oferecidos rede.
2.1 O CORREIO ELETRÔNICO
O correio eletrônico é um dos serviços mais utilizados na Internet, sendo um serviço de extrema importância a qualquer pessoa que esteja conectada a Internet. Um dos motivos que o fazem tão necessário é o fato de que qualquer pessoa tem a necessidade de se comunicar.
O correio eletrônico funciona de forma análoga ao serviço de caixa postal tradicional, o remetente manda uma mensagem a um destinatário e coloca na mensagem o seu endereço de destino, o correio a partir de seu sistema entrega a mensagem ao devido destino (FILIPPO; SZTAJNBERG, 1996, [1]).
Uma característica importante ao serviço é que ele pode ocorrer de forma assíncrona, quer dizer o destinatário não precisa estar conectado a rede para receber sua mensagem, já que ela fica armazenada no servidor de e-mails do destinatário, que irá mandar a mensagem ao seu destino assim que o destinatário fazer a solicitação.
Um problema quem vem aumentando cada vez mais é o número de correspondências indevidas que chegam as caixas de mensagens dos usuários desse tipo de serviço, sendo essas mensagens em grande parte com o objetivo de vender algum produto ou serviço ao usuário e também disseminar programas maliciosos que tem o objetivo de roubar dados do computador do usuário.
2.2 A WORLD WIDE WEB
A World Wide Web, frequentemente traduzida como teia de alcance, é o serviço mais disseminado da Internet e foi desenvolvido no inicio dos anos 90, sendo este serviço o responsável direto pelo aumento no interesse das empresas e pessoas na Internet. (WIKIPÉDIA, [3]).
A Web trabalha em cima de alguns conceitos, sendo um desses conceitos o Hipertexto, que quer dizer um texto sem a obrigatoriedade da seqüencialidade, pois conforme o usuário vai lendo o texto vai encontrando palavras em destaque – negrito, sublinhadas, de outra cor – que caso selecionadas pelo usuário o remete a outro Hipertexto, e assim sucessivamente.
O serviço Web, tem outra característica bastante interessante, que é a capacidade se suportar outros serviços como o correio eletrônico, abrir uma pasta de um servidor de Ftp.
A Web se baseou em quatro requisitos fundamentais:
· A existência de uma grande teia mundial de informações;
· Um protocolo de comunicação e os navegadores;
· Um Sistema de endereçamento universal;
· Uma linguagem de descrição de documentos
A Web trabalha baseada no modelo Cliente/Servidor, o usuário instala o programa cliente (navegador) em sue computador e solicita ao servidor o recurso que ele quer acessar (FILIPPO; SZTAJNBERG, 1996, [1])
2.3 FTP – TRANFERÊNCIA DE ARQUIVOS
FTP traduzindo-se para o português significa: Protocolo de Transferência de Arquivos, e como o próprio nome diz serve para a realização de trocas de informações. Seu funcionamento não é considerado complexo, o usuário conecta-se ao computador que deseja realizar a transferência, entra com os comandos do programa e realiza a transferência do arquivo. (FILIPPO; SZTAJNBERG, 1996, [1]).
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Segundo dados do IBOPE [4], por volta de 14,1 milhões de brasileiros acessaram a Internet em suas residências no mês de março de 2006, havendo um aumento de 6,5% sobre fevereiro, o número de horas que o Internauta brasileiro passa em frente ao computador está entre os maiores do mundo, ficando atrás apenas da França. Esses números comprovam toda a potencialidade de crescimento da Internet, e o horizonte que se abre para as empresas é muito próspero, o mercado esta migrando para a Internet e as empresas devem se adequar a essas novas exigências de mercado.
Os serviços prestados pela Internet crescem a cada dia e começam a se tornar mais maduros e sólidos, capazes de atender as novas expectativas criadas sobre a rede mundial de computadores.
A seguir dados do crescimento do registro de domínios .br desde 1995.
- Em 1995 foram realizados 1.000 novos registros
- Em 1998 o número de registros chegou a 80.000 registros
- Em 2002 o número de registros chegou a 460.000 registros
- Em 2005 o número de registros chegou a 854.000 registros
Recomenda-se para trabalhos a serem realizados o estudo do modo como a Internet tem mudado o hábito das empresas de fazer negócio, e como elas estão reagindo a esse novo horizonte.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] FILIPPO, Denise D. R.; SZTAJNBERG, Alexandre. Bem-vindo a Internet. Rio de Janeiro: Brasport, 1996.
[2] TANENBAUM, Andrew. S. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
[3] WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Hist%C3%B3ria_da_Internet&oldid=2469598>. Acesso em: 10 de Maio de 2007.
[4] IBOPE. Comércio
online lidera crescimento da web brasileira