Resumo:

Este artigo te como objetivo trazer reflexões sobre a interdisciplinaridade, conceitos sobre o tema e principalmente traçar paralelos do tema a uma temática muito discutida pelos grandes pensadores da educação, como o conhecimento está tão fundamentado em especificidades que atualmente nossos alunos não conseguem mais enxergar o saber como um todo e como os Parâmetros Curriculares abordam essa temática.

Palavras chaves:

Interdisciplinaridade, currículo, escola, conhecimento, disciplinas.

Formulação de problemas/questões norteadoras:

Como e o porquê utilizar o fazer pedagógico dentro da interdisciplinaridade?

Formulação de Hipótese:

Na atual conjuntura educacional, onde o conhecimento se encontra tão dividido em tantos ramos poderíamos fazer do processo ensino/aprendizagem uma construção do saber com visão globalizada?

Justificativa/relevância:

Por ter sido a ciência tão dividida em ramos, hoje o conhecimento dentro da escola se encontra da mesma forma, na qual, o educando já não consegue enxergar numa problemática a interação de um todo, encarando, então, um ramo do conhecimento, uma faceta apenas do saber como verdade absoluta.

Objetivo Geral:

  • Entender o que venha ser interdisciplinaridade.

Objetivo específico:

  • Conceituar a interdisciplinaridade na escola.
  • Refletir as práticas pedagógicas atuais.
  • Compreender o saber como um todo.

Metodologia:

Pesquisa bibliográfica de cunho qualitativa, descritiva, tendo como autores conceituais: Pombo (2004), Carlos (2006), Fazenda (1994), Siqueira; Pereira (2005) e os PCN's que tratam deste tema interdisciplinaridade, de forma que defenda as disciplinas se dialogando entre elas para que assim o educando possa ter uma visão do conhecimento como um todo, de forma global e não de partes.

Introdução:

Este trabalho se destina a entender como o processo de ensino e aprendizagem, através da interdisciplinaridade, poderia trabalhar com a construção do conhecimento baseado na realidade e sem fragmentação. Para isso discutiremos o conceito de interdisciplinaridade e os direcionamentos que amparam esta proposta educacional.

I. Conceitos de interdisciplinaridade

São muitos os conceitos de interdisciplinaridade, mas tomamos para nossa discussão algumas que podem nortear nossa discussão sobre a interdisciplinaridade no âmbito escolar.

Voltada para a formação do indivíduo, a interdisciplinaridade propõe a capacidade de dialogar com as diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações (FAZENDA, 1994).

Assim podemos dizer que a interdisciplinaridade trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno, que como defende Pombo (2004) "Visa integrar os saberes disciplinares", e não elimina-los. Não se tratar de unir as disciplinas, mas é fazer do ensino uma prática em que todas demonstrem que fazem parte da realidade do educando.

Trata-se de uma prática que não dilui as disciplinas no contexto escolar, mas que amplia o trabalho disciplinar na medida em que promove a aproximação e a articulação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos. (CARLOS, 2006 p.7)

Com isso o saber continua dividido, mas o aluno compreende que a ramificação do saber é apenas uma forma facilitada de se estudar a parte de um todo; e que o mesmo vale para as disciplinas, onde cada conteúdo destas faz parte de uma totalidade.

II. A interdisciplinaridade na escola

Hoje podemos contemplar na realidade escolar uma situação de desânimo dos professores e desestimulo do aluno, o processo de ensino e aprendizagem se mostra deficiente diante a uma totalidade, que seria o entendimento de nossa realidade.

O contexto histórico vivido nessa virada de milênio, caracterizado pela divisão do trabalho intelectual, fragmentação do conhecimento e pela excessiva predominância das especializações, demanda a retomada do antigo conceito de interdisciplinaridade que no longo percurso desse século foi sufocado pela racionalidade da revolução industrial. A necessidade de romper com a tendência fragmentadora e desarticulada do processo do conhecimento, justifica-se pela compreensão da importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber. Essa compreensão crítica colabora para a superação da divisão do pensamento e do conhecimento, que vem colocando a pesquisa e o ensino como processo reprodutor de um saber parcelado que consequentemente muito tem refletido na profissionalização, nas relações de trabalho, no fortalecimento da predominância reprodutivista e na desvinculação do conhecimento do projeto global de sociedade. (SIQUEIRA; PEREIRA, 1995, p.1)

Assim a interdisciplinaridade vem como aspiração emergente em prol a superação da racionalidade científica positivista, quebrando paradigmas e propondo a visão de um todo, defendida até nos PCN's como podemos contemplar na citação a seguir:

A interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários. (BRASIL, 2002, p. 88-89)

Todos ganham com a interdisciplinaridade, primeiramente pelo conhecimento recuperar sua totalidade e complexidade; os professores pela necessidade de melhorarem sua interação com os colegas e repesar da sua prática docente; os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo, tendo o ensino voltado para compreensão do mundo que os cerca; por fim a escola, que tem sua proposta pedagógica refletida a todos instante eganham como grandes parceiros a comunidade, porque o entendimento do mundo que está inserido os alunos, partem do principio de se ouvir também a comunidade.

A interdisciplinaridade contemplada nos PCN's assume como fundamento de integração a prática docente comum voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades comuns aos alunos. Promovendo assim, a mobilização da comunidade escolar em torno de objetivos educacionais mais amplos, que estão acima de quaisquer conteúdos disciplinares. (Carlos, 2006). O que também podemos perceber nos PCN's:

Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir associação temática entre diferentes disciplinas – ação possível, mas não imprescindível –, deve buscar unidade em termos de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em cada disciplina isoladamente. Em nossa proposta, essa prática docente comum está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades, apoiado na associação ensino–pesquisa e no trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas supostamente comuns a todas elas. (BRASIL, 2002b, p. 21-22).

Portanto, a interdisciplinaridade e na escola vem complementar as disciplinas, criando no conceito de conhecimento uma visão de totalidade, onde os alunos possam perceber que o mundo onde estão inseridos é composto de vários fatores, que a soma de todos formam uma complexidade.

Considerações Finais:

Baseado em tudo que foi discutido neste texto, acredita-se ter respondido a questão problema apresentada, pois como já dito, a necessidade de se ter uma educação onde a visão de totalidade seja levada em consideração deve passar pelas propostas de interdisciplinaridade, que como já discutidas, não tem a função de eliminar ou superar as disciplinas, mas incrementar a educação com a visão globalizada do conhecimento.

Referencias Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a.

Carlos, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades.Programas de Pós-graduação da CAPES. 2006.

Disponível em:

< www.unb.br/ppgec/dissertacoes/.../proposicao_jairocarlos.pdf>

Acessado no dia: 30 de junho de 2009.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 13° Edição. Campinas: Papirus Editora. 1994.

POMBO, O. Interdisciplinaridade: Conceitos, problemas e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica. 2004.

Dísponivel em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/mathesis/interdisciplinaridade.pdf>

Acessado no dia: 30 de junho de 2009.

SIQUEIRA; H. S. G.; PEREIRA, M. A. A Interdisciplinaridade como superação da fragmentação. Caderno de Pesquisa n.o 68 - Setembro de 1995 Programa de pós-graduação em Educação da UFSM, sob o título: "Uma nova perspectiva sob a ótica da interdisciplinaridade".

Disponível: <http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/interdiscip3.html >

Acessado no dia: 30 de junho de 2009.