Quem foi Averróis.

Um filósofo medieval grego.

Qual foi seu grande mérito acadêmico.

Averróis exuberante estudioso da Filosofia helênica.

Particularmente Platão e Aristóteles.

Tinha como objetivo.

Possibilitar os fundamentos teóricos.

Para a religião islâmica.

Portanto, estudou tudo.

Que anteriormente os árabes.

Tinham condensado das ciências gregas.

 Particularmente da Filosofia.

Platônica e aristotélica.

Posteriormente.

Desenvolveu comentários a respeito de Aristóteles.

Influenciando profundamente a Escolástica medieval.

Escreveu um magnífico livro.

Cujo título: A Destruição da Destruição.

Que era na prática.

Por meio de uma análise literária filosófica

Recorrendo a Filologia.

A  destruição do sistema platônico.

 Que objetiva a separação do corpo com a alma.

Com a finalidade da reconstrução de Aristóteles.

A realidade material do homem é um todo.

 Alma e corpo a junção de uma única substância.

Do  ponto de vista da sua Filosofia.

Aristóteles era anti platônico.

 Não acreditava na alma.

No sentido clássico de Platão.  

Em uma realidade que separava a alma do corpo.

Indo residir em um paraíso perfeito.

Podendo renascer como inspiração de um mundo de sabedoria.

O que foi justificado na construção teórica da República.

Fenômeno reencarnatório.

Aristóteles imaginava tal compreensão.

Como delírio platônico.

Ideologia política.

A alma para Aristóteles encerava com a morte.

A natureza composta de uma alma.

O cavalo, a pedra,  a árvore.

Todos têm uma alma.

A alma era definida por Aristóteles.

Com a substância da realidade.

Com efeito, a ideia de uma alma.

Que separa do corpo é dirige a um paraíso.

 Historicamente não fora  uma concepção cristã.

Entretanto, fruto do paganismo helênico.  

Como resultado da cultura indo europeia.

Averróis procurou reabilitar.

A razão diante dos teóricos mulçumanos.

Manipulando em parte Aristóteles.

Tentando superar seu materialismo anti- platônico.

Entretanto, não consegue replatonizar Aristóteles.

Pois afirma categoricamente.

Que o gênero humano possui um intelecto.

No entanto, as almas são particulares é morem com o corpo.

Portanto, a respeito de Aristóteles.

Averróis defende na essencialidade sua doutrina.

O substrato do materialismo.

A não existência de outra vida.

O que é importante ressaltar.

Tomás de Aquino.

O grande mestre da Escolástica medieval.

Ocupou boa parte de sua vida.

Tentando refutar as teorias de Averróis.

Pois na verdade a Filosofia de Aristóteles.

Chegou ao mundo ocidental.

Por intermédio do trabalho de Averróis.

O que fez então Tomás de Aquino.

Aproveitou a ideia materialista de Aristóteles.

Reformulada por Averróis.

A realidade única composta de corpo e espírito.

Uma vez que o próprio Jesus Cristo.

Tinha revelado que o fenômeno da ressurreição.

Seria metafisicamente um novo homem.

Com efeito, a ideia da ressurreição da alma.

Seria epistemologicamente uma aberração platônica.

Do ponto de vista cristológico.

Puro ateísmo, ignorância cultural.

Paganismo helênico grego.  

Desenvolvido pela Patrística.

Na formulação do pensamento de Santo Agostinho.

Para Tomás de Aquino.

Tudo não passou de um grande equivoco platônico.

Não existe a salvação da alma individualizada.

Pois a mesma só existe na realidade do corpo.

 O  novo homem referido por Jesus Cristo.

Portanto,  morfologicamente.

Os que pregam a salvação da alma.

São evangelicamente vendedores de ilusões.

Pessoas que não conhecem as etimologias diferentes.

Na evolução sintética da construção do pensamento filosófico.

Essencialmente ignorância cultural.

Edjar Dias de Vasconcelos.