O que foi a Inconfidência Mineira.

A Inconfidência Mineira foi um movimento político de caráter de libertação do Brasil em relação a Portugal. Esse movimento pode ser denominado de Conjuração Mineira.  Revolta evitada pelo governo português.

Fato realizado em 1789, exatamente, o ano que aconteceu a revolução francesa, acontecimento político se deu em pleno desenvolvimento do ciclo do ouro, na capitania de Minas Gerais.

O motivo principal dessa revolução articulada pelos inconfidentes, o domínio português a respeito da derrama, a coroa desejava cobrar os impostos atrasados.

Foi um movimento muito importante na História do Brasil, a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão de Portugal  ato que desenvolveu exatamente no período colonial.

No final ainda do século XVIII, o Brasil era colônia de Portugal e sofria abusos políticos em relação a altas cobranças de impostos, onerando naturalmente a colônia.

 O Brasil foi penalizado com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas de impostos, porque a colônia não conseguia pagar tudo que era determinado em lei.

Além de tudo isso a coroa portuguesa para prejudicar o Brasil decretou uma série de leis, obrigando não apenas pagar os impostos atrasados, mas também proibindo o desenvolvimento industrial e comercial da colônia.

Exatamente no ano de 1785, Portugal proibiu o funcionamento de indústria em todo território brasileiro.

 Nessa mesma época, desenvolvia se em Minas Gerais a extração do ouro, a grande riqueza nacional. Os brasileiros que encontrassem ouro deveria pagar uma quinta parte ao governo português.

A quinta parte correspondia a vinte por cento de todo ouro encontrado, os que eram pegos com ouro ilegal além de serem presos, com duras penas podendo ser exilado, tinham que pagar a quinta parte.

 Podia até ser degredado para o território africano.  Como a grande exploração  do ouro começou a diminuir em minas gerais, diante dessa realidade, os português não diminuía as cobraças de impostos.

Foi nessa época que Portugal decretou a Derrama, que passou a funcionar do seguinte modo, cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro ou 1500 quilos por ano para a metrópole.

Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

A somatória desses fatos provocou um descontentamento geral, sobretudo, com os fazendeiros rurais e com os donos de minas de ouro.

O conjunto desses acontecimentos levou a tentativa de uma revolta popular, sobretudo, os fazendeiros e donos de minas de ouro que desejavam pagar menos impostos.

 Esse era o principal aspecto, mas elite da época também desejava participar da vida política do Brasil.

A elite brasileira intelectual, fazendeiros, militares e donos de minas, influenciados pelas ideias de liberdade que vinham do iluminismo europeu.

 Começou se a organizar para buscar uma solução para o Brasil, o caminho imaginado teria que ser definitivo, sendo a perspectiva da conquista da independência.

Um grupo supostamente liderado por Joaquim José da Silva Xavier, o que foi mais tarde denominado de Tiradentes, formado por outras pessoas importantes, como os poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.  

Outras pessoas importantes como o dono de mina Inácio de Alvarenga, e o padre Rolim, entres outros representantes da elite de Minas Gerais.

A ideia era proclamar a independência do Brasil, e implantar o sistema republicano de  Governo. A respeito da escravidão não tinha ainda uma ideologia definida talvez não fosse à preocupação do grupo.

  Chegou definir uma nova bandeira, composta por um triangulo vermelho com um fundo branco com dizeres em latim: Libertas Quae Sera Tamen. Liberdade ainda que tardia.

O plano foi descoberto pela coroa, imediatamente o grupo foi preso, a história diz que Tiradentes foi um herói assumindo como se ele fosse o grande culpado pelo plano, o que na verdade não corresponde a verdade.

Presos, a demais pessoas responsabilizaram, como se Tiradentes fosse o único culpado, o mesmo não teve o direito de fazer sua defesa, morreu como uma espécie de bode expiatório da elite brasileira da época.

Na verdade apenas ele teve a pena capital, sendo que os demais inconfidentes foram deportados para África, ajudando na administração portuguesa nesse continente, quando morreram tiveram sepultamento de nobreza nas igrejas locais.

A casa de Tiradentes foi arrasada, salgada com sal grosso, para expulsar o mal, declaram infames todos os seus descendentes.  Essa imagem que lhe foi imposta, cabelos longos e barba, como se vosso semelhante a Jesus é inteiramente falsa. 

Ele nunca teve barba ou cabelos longos, isso não era permitido, pelo exercito português, apenas talvez um bigode, durante o tempo que passou na cadeia o cabelo era cortado constantemente não apenas dele, mas dos demais prisioneiros, para evitar piolhos.

 Sendo que quando foi morto, estava careca e sem barba, mas sua imagem faz parte de uma ideologia do nacionalismo brasileiro.

Edjar Dias de Vasconcelos.