A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS SABERES À FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE CONTADORES

1 INTRODUÇÃO 

O trabalho realizado pelo grupo tem como objetivo evidenciar, analisar e sintetizar “Os sete saberes necessários à Educação do Futuro”, um texto de Edgar Morin, que traz novos modelos de educação para o futuro, que por muitas vezes não é valorizado na educação, porém são importantes para uma formação acadêmica e profissional.

O primeiro saber citado é a cegueira do conhecimento, que leva ao erro e a ilusão, este sendo uma compreensão de linguagem e cotidiano, pois não é ensinado.

O segundo saber é o conhecimento pertinente, que define a questão da observação para adquirir tal conhecimento, esta advinda de relações cotidianas.

O terceiro saber trata sobre o ensinamento da condição humana, neste o autor comenta sobre a razão e emoção no ensinamento humano, o objeto de estudo sendo o próprio ser humano, tendo uma visibilidade maior sendo este o centro da atenção e posteriormente, analisá-lo para tentar compreender sua condição e sua relação. O autor mostra a dependência de elementos como que constituem o ser humano, e o entendimento destes elementos. A diversidade é imprescindível para a unidade humana.

A identidade terrena em conjunto com o desenvolvimento da era planetária são elementos do quarto saber, e os mesmos se tornaram cada vez mais indispensáveis à humanidade. É preciso saber ter a consciência que todos os seres humanos ao final tem um destino comum. Contracorrentes regeneradoras estão modificando o caminho do ser humano a cada. Essas contracorrentes terão seu estudo importantíssimo para o futuro.

A incerteza do conhecimento tem grande importância no processo de educação, pois quanto mais incertezas, mais se busca novas fontes de conhecimento, e a cada dia que passa vai se renovando e gerando algumas consequências com escolhas tomadas. Portanto vai se subentendendo que toda ação gera uma consequência.

Ensinar a compreensão é outro componente importante para o futuro e é citado pelo autor como o sexto saber, a compreensão se torna referência em vários âmbitos da vida do ser humano, principalmente em relações pessoais e interpessoais, importante para resolução de conflitos. É necessária a compreensão para uma possível relação uns com os outros. A compreensão é imprescindível para o futuro.

A ética do gênero humano é citada pelo autor como o último saber, que leva em consideração que o individuo/sociedade/espécie são coprodutores um do outro, onde o ser humano deve englobar ética, autonomia pessoal e participação social, e as mesmas estão compactadas em um destino comum.

O lado social da antropo-ética não faz sentido se não houver democracia não teria sentido se não tivesse relação com esta, pois esta ligada a relação solidária e responsável. Somente com a ética será possível para uma melhor convivência humana.

Através de um artigo feito a partir da leitura do texto de Edgar Morin, “Os sete saberes necessários à Educação do Futuro”, é demonstrado de que maneira alguns saberes não muito aplicados na educação são importantes para o futuro do ser humano.

Durante o desenvolvimento do trabalho serão identificados tais saberes descritos, e a importância desses na educação do futuro, além da aplicação e importância deles na atuação dos profissionais das diversas áreas do conhecimento.

2 DISCUSSÃO E SÍNTESE DAS RESPOSTAS DADAS AS QUESTÕES DE 3.1.1.1 A 3.1.1.6 

2.1 Qual a importância de se ensinar o que é conhecimento?

De acordo com o primeiro saber descritor por Morin, é de total importância o ensinamento do conhecimento, pois o mesmo é pautado pelo erro e pela ilusão, sendo assim, devemos entendê-lo de forma a conseguirmos ter uma percepção e consequentemente saber expor; traduzi-lo. 

  • Quais são as causas do erro e da ilusão?

O erro e a ilusão ocorrem quando adquirimos algum conhecimento, esses são transmitidas para nosso cérebro, transformando-as em percepções, assim podem surgir o erro e a ilusão, pois cada pessoa através dos sinais de transmissão direcionados ao nosso subconsciente podem gerar diferentes tipos de percepções e assim ocasiona o erro e a ilusão. 

  • Por que o conhecimento nunca é reflexo ou espelho da realidade?

O conhecimento nunca é reflexo ou espelho da realidade, pois ele se trata de uma tradução seguida de uma reconstrução, ou seja, o conhecimento quando adquirido é moldado pelo seu subconsciente, quando passado pelas terminações nervosas do seu cérebro, além de sofrer mutações pelo meio no qual o ser humano está inserido, portanto, tudo isso interfere na maneira que iremos traduzir e reconstruir tal conhecimento. 

  • Qual a importância da incerteza no processo do conhecimento?

A incerteza tem total importância no processo do conhecimento, pois quando tal conhecimento é adquirido, consequentemente geram-se incertezas, com o julgamento dessas incertezas, desperta o avanço do saber e da cultura, levando em consideração que todo conhecimento é provisório e passível de mutações e reorganizações, torna-se necessário tomar consciência de que as futuras decisões devem ser tomadas contando com o risco de erro e assim saber estabelecer estratégias para lidar com o mesmo. 

  • Em que medida a condição planetária é um buraco negro da educação?

A condição planetária é um dos buracos negros da educação, pois se trata de um fenômeno em que tudo está interligado, assim devemos tomar consciência e conhecer o nosso planeta nos processos econômicos, ideológicos e sociais. Esse é o desafio do conhecimento, sabendo que não basta reduzir apenas um dos problemas enfrentados pelo planeta e sim entender que todos eles estão amarrados uns aos outros e que a humanidade necessita viver em uma comunidade de destino comum. 

  • Do que trata a antropoetica? 

A antropo-etica trata da ética que emerge a consciência e o espírito humano, sendo a base para ensinar a ética do futuro, a mesma é caracterizada como um tripé, composta por indivíduo/sociedade/espécie, sendo inseparáveis e coprodutores um do outro, com isso nasce à consciência. Cada ser humano deve desenvolver ao mesmo tempo a ética e a autonomia pessoal (as nossas responsabilidades pessoais), além disso, desenvolver a participação social (responsabilidades sociais), ou seja, a nossa participação no gênero humano, pois todos compartilharam de um destino comum. Com isso 

2.7 Síntese              

Quando referido ao conhecimento, que é o primeiro saber essencial, deve saber a importância de ensinar o mesmo, pois por ser pautado pelo erro e pela ilusão, é de total necessidade entende-lo de forma a criar nossas próprias percepções e consequentemente, saber expor nossas ideias e opiniões sobre os mais variados assuntos. Ainda relacionado ao conhecimento, que tem como principal fator o erro e a ilusão pode-se entender que o que ocasiona esses erros e essas ilusões é a maneira como as diversas informações e conhecimentos obtidos são transmitidos ao nosso cérebro, pois quando ocorre essa migração de informações, cada pessoa recebe de uma maneira, criando suas próprias interpretações, com isso surgem os mais variados tipos de visões.

O autor afirma que o conhecimento nunca é o reflexo ou espelho da realidade, pois como sabemos que todo conhecimento adquirido é pautado pelo erro e a ilusão, nunca teremos a certeza que “aquilo” é a realidade absoluta. Quando cada um de nós recebe variados tipos de informações, temos maneira diferentes de interpretá-las e certamente inúmeras percepções.

A incerteza é um aspecto também diretamente relacionado ao conhecimento e de grande influência, é um fator que surge inevitavelmente quando se adquire qualquer conhecimento, e através dessas incertezas que é possível despertar o avanço do saber e da cultura, com isso estabelecer medidas de como lidar com o inesperado, sabendo que devemos libertar da ilusão além de prever o destino das coisas e das pessoas. Ressaltando que o futuro permanecerá sempre aberto e imprevisível e que todo conhecimento é provisório e passível de desconstrução e reorganização.

O autor enfoca a importância de se ensinar a história planetária, mostrando as opressões e dominações, responsáveis por várias devastações da humanidade e que, incrivelmente, ainda não foram exterminadas completamente, o que dificulta que o homem conheça seu próprio mundo: somos todos envolvidos pelo mundo, mas temos dificuldade de apreendê-lo, pois nosso pensamento foi atrofiado ao longo do tempo. Em plena época de grandes avanços tecnológicos, telecomunicações e internet, ainda somos incapazes de pensar na globalidade, na multidimensionalidade, sufocados por nossas incapacidades de inteligibilidade. Por esse motivo, faz-se necessária uma reforma do pensamento, que não seja atrelada apenas ao material, mas, ao intelectual, afetivo, moral, etc., e assim ser possível viver em uma comunidade de interesse comum.

Quando o enfoque é a antropo-etica, sabemos que a condição humana é formada pela tríade indivíduo/espécie/sociedade, que estão totalmente interligados, havendo o controle do indivíduo pela sociedade e deste para com ela, formando a cidadania terrena. A ética passaria a ser formada na mente das pessoas e não ensinada através de lições de moral, pois o objetivo é formar mentes com base na consciência de que o ser humano é ao mesmo tempo, individuo parte da sociedade e parte da espécie. Com isso, surgem duas grandes finalidades, sendo elas, estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e seus indivíduos através da democracia e conceber a humanidade como comunidade planetária.

3 ANÁLISE E SÍNTESE  DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS PROFISSIONAIS DE DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS SABERES À SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA E SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL 

Para exemplificar a importância dos saberes estudados durante a leitura do livro de Morin no dia a dia de um profissional das diversas áreas que estes abrangem, entrevistas foram realizadas. Questionamentos como qual o saber mais importante na atuação profissional, qual despertou o maior interesse, e o que será imprescindível para a educação do futuro, foram feitos aos entrevistados, para que avaliassem do seu ponto de vista a importância dos diversos saberes em todas as áreas, e também questionamentos que relacionassem as Ciências Contábeis em suas profissões. Os profissionais entrevistados atuam no geral, nas áreas de contábeis, do direito, da administração e da logística.

Considerando para a realização da entrevista a questão do conhecimento, os entrevistadores fizeram uma breve síntese sobre os erros, os conceitos e as considerações com relação ao conhecimento, e passaram aos entrevistados, dessa forma foi notado que a maioria dos profissionais sabia o quanto é importante o desenvolvimento de um conhecimento pertinente, e que eles confessaram que durante sua graduação não tinham a noção sobre essa questão, sendo assim todos os profissionais não destacaram apenas um saber, que fosse importante em sua profissão, destacaram que a junção e interpretação de todos os conhecimentos e saberes adquiridos são importantes.

No geral os entrevistados destacaram que os saberes como destacados por Morin, da comunicação, do respeito, da antro poética devem ter já uma grande relevância na educação atual, pois esses serão imprescindíveis no futuro. A comunicação, a relação entre as pessoas é de grande importância nos dias atuais e no futuro, pois é a partir disso que sempre teremos uma boa relação humana, e a partir dessa relação serão observados e adquiridos uma serie de conhecimentos.

Os entrevistados relataram também que os problemas destacados por Morin em seu livro como o erro e a ilusão são comumente vistos por eles em sua relação profissional com seus colegas, e que esses infelizmente fazem parte do cotidiano profissional e pessoal de todas as pessoas, e se fossem feitas considerações na formação delas alertando sobre esses problemas, a presença desses nelas seria quase nem notada.

A incerteza é um grande problema no cenário profissional nos dias atuais, ela faz com que os profissionais não tenham visão em seus negócios e em seu trabalho, se sintam inseguras para a tomada de decisão e atrapalha de forma considerável o desempenho deles, também isso foi destacado pelos entrevistados.

Dessa forma é possível constatar a partir de uma serie de questionamentos feitos aos profissionais já graduados, que eles sabem dos problemas, sabem também o que deve ser feito para auxiliar na resolução desses, consideram todos os saberes de suma importância na atuação profissional, mas assumem a falta dessa consciência durante a sua formação profissional, ressaltam a falta do que foi indicado por Morin em seu livro, do auxilio na resolução dos problemas relatados por ele, dos saberes e conhecimentos que deveriam ter sido adquiridos durante sua formação.

4 RESULTADO DAS DISCUSSÕES INTERGRUPAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E DOS SABERES PERTINENTES DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DAS DISCIPLINAS PERÍODO 3 

No estudo feito tanto pela leitura do livro, quanto pela aplicação do questionário, foi possível perceber o quanto as diversas disciplinas estudadas são importantes para o curso e como se interligam e são dependentes umas das outras.

Os sete saberes destacados por Morin são o ponto principal de discussão, que leva a todos os questionamentos levantados, mostrando o que a educação atual precisa para melhorar. E estes devem ser realmente estudados para ser possivelmente uma base para o processo de mudança da educação atual.

Cada saber em particular esta relacionado diretamente como o curso, como a cegueira do conhecimento, mostra que os erros acontecem na hora da interpretação, como exemplo, na interpretação dos relatórios contábeis, a atenção é muito importante para que não haja duplo sentido de interpretação. O conhecimento pertinente mostra a importância da relação do todo, assim como é necessário o conhecimento de todas as matérias estudadas para se tornar um profissional capacitado.

O conhecimento da condição humana demonstra a necessidade do julgamento das coisas utilizando-se da razão e também da emoção, na contabilidade a racionalização esta tão difundida que a emoção é esquecida na hora das analises. O ensinamento da identidade terrena é indispensável para a construção de um profissional que saiba o seu valor e que ao final da vida todo tem um destino em comum.

Ao longo do curso com o estudo das diversas disciplinas foram geradas incertezas que levam a buscar cada vez mais por conhecimento e por estratégias que impulsionam o interesse pelo curso. A compreensão é primordial pra a resolução de diversos problemas encontrados pelo do estudo, a comunicação é imprescindível para que haja uma boa compreensão. No questionário aplicado grande parte dos entrevistados citou a comunicação como a base para a relação interpessoal.

A ética é ponto que dever ser melhor observado, somente por meio dela pode-se pensar em um ambiente melhor de convivência para a sociedade. É o ponto crucial de formação de um Contador, pois este deve agir sempre com ética no exercício do seu trabalho.

Com todos os estudos, foi observado que os saberes específicos de cada área são importantes, e o estudo isolado de cada disciplina atrapalha a compreensão de todas. É importante entender o que cada matéria representa para o curso, e como todas juntas serão importantes para o desenvolvimento de profissionais e pessoas capacitadas a resolver os problemas de cada dia. Assim em todos os semestres essas ideias se tornam mais visíveis, e é possível perceber como cada conhecimento se torna importante para a profissão e para a vida.

[...]