A Importância da Aula de Campo no Ensino de Ciências
Por Marcia Keller | 07/10/2009 | EducaçãoA criança formula hipóteses sobre o mundo à sua volta o tempo todo, mas o conhecimento do aluno ainda é insuficiente.A partir da formulação do aluno, o professor cria um conflito e é a solução desse conflito entre a ciência e o conhecimento do aluno que serve de ponte para a aquisição do conhecimento.
As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, mesmo que ocorra de a experiência nem dar muito certo naquele momento, pois quando o me resultado é diferentes do esperado, professor e alunos tem diante de si uma riquíssima oportunidade de procurarem juntos as causas da diferença. Da mesma forma, os alunos podem trocar idéias e informaçõesanalisando diferentes resultados que obtiveram.
Como critério a ser usado na escolha de temas para serem trabalhados junto com os alunos temos o contexto social e da vivência de alunos e professores que muito facilita o diálogo e coloca nas mãos do professor um instrumento flexível e de fácil adaptação ao interesse e às características da classe.Muito importante, ainda, é oferecer ferramentas que a criança possa desenvolver a capacidade de pesquisar sozinha, pois essa é uma habilidade que lhe será útil por toda a vida.
Nas atividades de campo no estudo de Ciências a criança desenvolve a observação direta de animais, plantas,ou indireta, por meio de filmes, fotos, microscópios, telescópios. Já a experimentação, a leitura de textos previamente pelo professor, entrevista, excursão e o estudo do meio são meios de obter informações necessárias à solução de um problema. No final de um trabalho ou de um projeto, o conhecimento não deve ficar solto, perdido. A ordenação do que foi aprendido é o último degrau na constituição de um determinado conhecimento, indispensável antes de se passar a outro conteúdo, pois clareia o que foi trabalhado e dá uma visão de conjunto.
A Ciência é um campo fértil para as questões relacionadas ao ambiente – um dos blocos temáticos sugeridos pelos Parâmetros, e a partir do entendimento da complexa rede de inter-relações entre todos os seres vivos, fica mais fácil entender o porquê de não jogar lixo na rua ou desperdiçar água. A atitude nasce da compreensão de sua importância, não de um discurso. Os recursos tecnológicos representam igualmente uma área em que os debates e as atitudes podem florescer, pois trata sobre os processos, instrumentos, aparelhos e máquinas que transformam matéria e energia em produtos necessários à vida humana, questionando os prós e os contras de cada tecnologia.
A proposta da aula de campo é transcender os limites físicos da sala de aula explorando a sensibilidade do contato direto dos alunos aos aspectos naturais do nosso ambiente.Infelizmente a maioria das escolas brasileiras esbarra em problemas como falta de recursos financeiros, burocracia da escola, receios dos pais em relação a passeios e excursões,exigindo ainda mais criatividade e empenho do professor para que o ensino de Ciências não sofra prejuízos. O campo traz muitas informações, desde que bem orientado para que o objetivo não se perca.