A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA

A raça humana está evoluindo? Parece que não. Cada geração que nasce vem com os mesmos defeitos, com os mesmos preconceitos, cometendo os mesmos erros... Isso é lamentável. Mais que isso. É preocupante. Não estamos evoluindo na velocidade e na direção em que deveríamos. A humanidade está evoluindo a passinhos de formiga.

Agressividade, analfabetismo, brutalidade, covardia, corrupção, destruição do meio ambiente, descaso com idosos e crianças, desvalorização dos professores, da escola, da educação e das culturas como um todo, egoísmo, egocentrismo, falta de respeito com o outro, falta de limites, famílias desestruturadas, guerras, hipocrisia, insensibilidade, indisciplina nas escolas, justiça lenta, maus tratos aos animais, preguiça, roubalheira do dinheiro público, terrorismo, vandalismo, violência contra a mulher... E a lista poderia seguir infinitamente.

Há algumas pessoas mais otimistas que vão tentar achar pontos positivos e até alguns avanços. Como foi dito logo acima, se a humanidade evoluiu isso aconteceu a passinhos de formiga. Estamos a anos-luz de distância de um comportamento verdadeiramente humano. A humanidade tem muito que evoluir.

Talvez devêssemos aprender um pouco com os animais. Cães brincam juntos. Grandes com pequenos. Pretos com brancos. De raças com vira-latas. Suricatos vivem em harmonia com suas famílias. Alguns animais têm um único parceiro a vida toda. Outros matam apenas para se defenderem ou se alimentarem. Não poluem o lugar onde vivem. (...)

Esta lista, assim como a anterior, também é infinita.

Concluindo, eu diria que deveríamos rever os nossos conceitos e nossos pré-conceitos. O caminho que a humanidade está seguindo parece não ser o correto. E se for, a velocidade da evolução está muito aquém do esperado. Como foi dito no início do texto, isso é preocupante.