A ENCHENTE EM SANTA CATARINA!

Professor Me. Ciro José Toaldo

Durante a semana que passou fiquei apreensivo, pois novamente as enchentes voltaram assolar o Estado onde nasci, Santa Catarina, bem como o Rio Grande do Sul e o Paraná. Quanta barbaridade! Inclusive houve até mortes, deslizamentos e, água tomou conta centenas de municípios. Enquanto acompanhava com perplexidade os acontecimentos, um filme vinha em minha mente, o famigerado sete de julho de 1983.

            Vendo tantas imagens das águas tomando conta das casas e cidades, a memória nos traz a lembrança, dos tempos de infância vividos na cidade catarinense de Capinzal, aonde os rios do Peixe e Capinzal são presentes, inclusive em meus sonhos! Conheço essa terra e tenho absoluta certeza que em toda a região afetada por essa enchente que provoca tragédias, têm um povo audacioso, guerreiro, solidário e acima de tudo com coragem que saberá refazer sua história. Nada se iguala ao episódio das dezenas de casas arrastadas pelo rio do peixe! Ainda guardo na mente os estouros que ouvia do alto da Rua Carmelo Zocolli de onde avistava as casas sendo levadas pela enchente! Infelizmente as calamidades continuam fazendo parte da história de Santa Catarina e de outros estados da federação.   

Não adianta buscar culpados ou desejar sobrecarregar alguém, esse é o momento de enaltecer e promover solidariedade, caridade, hombridade e demonstrar que nossa terra é terra de pessoas que tem coragem e, desta forma se ameniza a dor e sofrimento de quem foi atingido por mais uma tragédia. Serão os valores nos quais acreditamos, atrelados com a cidadania que irão fazer a diferença e vão ajudar a reconstruir o que foi perdido.

Infelizmente vivemos numa sociedade individualista, pouco preocupada com as catástrofes alheias. Também convivemos com aquelas pessoas que apenas sabem se lamentar; para elas nada está bom; se ganham dez, querem vinte e, sempre insatisfeitas, tornam-se criaturas amargas. Mas, em meio a barbaridade que assola a região do Vale do Rio do Peixe, bem com de todo o Estado de Santa Catarina e outros Estados, devemos refletir a respeito de qual o sentido que damos para nossa existência! Você já se perguntou o que faz neste mundo? Não esqueça que estamos de passagem pelo mundo, quando morrermos não vamos levar nada de bem material, portanto, aproveite esse momento, seja solidário com esse povo de coragem e ajude sua comunidade, pratique o bem e, faça com vontade a parte que lhe cabe.  

Toda tragédia deixa traumas, mas com ela se aprende a valorizar aquilo que se tem - como a família, os amigos, a crença em Deus, na solidariedade e que não podemos ter apego aos bens materiais.

Que Deus nos ajude a sermos menos mesquinhos, vamos esquecer os problemas e dificuldades pessoais e, que o espírito da solidariedade toque nosso coração para ajudar quem precisa.

Enquanto vivi em Capinzal, foram vários os momentos em que a coragem e a solidariedade tornaram-se vivas e, tenha certeza que novamente essas virtudes estarão presentes neste momento de sofrimento. Você que lê meu artigo, não fique com os braços cruzados, ajude e preste sua solidariedade. Aos prefeitos de toda a região votos que consigam recursos para sanar a angústia e a tristeza de quem perde seus bens. Povo de coragem e que não desanima nunca, tenham a certeza que Deus está com vocês e vai lhes dar aquilo que mais precisam: o conforto espiritual, a paz de espírito e a certeza que não são os bens materiais que solidificam a vida neste mundo! Coragem! Força e um abraço e contem sempre com minhas orações!  

Deus lhes abençoe.