No Evangelho de Jo 20,24-29, encontramos a figura de Tomé, um dos doze apóstolos que não estava com eles quando veio Jesus. Ao ouvir contar o que acontecera Tomé negou-se a acreditar, Jesus veio outra vez e se apresentou ao discípulo incrédulo e pede  para que ele o toque, mostra-lhe as mãos e as chagas e as cicatrizes. O Senhor curou a ferida daquela incredulidade.

Tudo isto não acontece por acaso, mas é a Providência Divina e a bondade de Deus que atua de modo admirável, a fim de que aquele discípulo que duvidara, ao tocar as feridas do corpo do Mestre, curasse as feridas da nossa incredulidade. Mais proveitosa foi para a nossa fé a incredulidade de Tomé do que a fé dos discípulos que não duvidaram, pois  enquanto ele é reconduzido à fé, porque pode tocar, a nossa alma põe de parte toda a dúvida e confirma-se na fé. Deste modo, o discípulo que duvidou e tocou, tornou-se testemunha da realidade da ressurreição. Ele tocou e exclamou: “Meu Senhor e meu Deus!” Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, Tomé, acreditaste”.

A fé é fundamento de quem espera, é prova da realidade que não se vê. Aquilo que se vê já não é objeto de fé. Tomé viu e tocou, porque é que lhe diz o Jesus: “Porque me viste, acreditaste”? É que ele viu uma coisa e acreditou noutra. A divindade não podia ser vista por um mortal. Ele viu a humanidade de Jesus e fez a profissão de fé na Sua divindade exclamando: “Meu Senhor e meu Deus!” Portanto, tendo visto acreditou, porque tendo à sua vista um homem verdadeiro, exclamou que era Deus, a quem não podia ver.

Muita alegria nos dá o que se segue: “Felizes os que não viram e acreditaram” (2x) Por esta frase, não há dúvida que somos nós especialmente visados, pois não O vimos em Sua carne, mas O possuímos no nosso espírito. Somos nós visados, desde que as obras acompanhem a nossa fé. Na verdade, só acredita verdadeiramente aquele que procede segundo a fé que professa.

A partir da dúvida de Tomé, já não há mais motivos para duvidarmos da presença operante de Cristo Divino entre nós. Ele pode tudo e quer nos retirar da morte do corpo e nos dar a vida eterna. Jesus quer nos revestir de um corpo glorioso como o d’Ele. Com Tomé, digamos: “MEU SENHOR E MEU DEUS!”