Drummond no poema ‘‘a procura da poesia’’ revela uma expressão que se refere a criação poética e deixa claro que não se pode confundir poesia com poema. Segundo Drummond, o poema é representado  pelos versos, pela forma ,já a poesia é fonte de uma emoção estética. Ainda segundo o poeta, não consiste nesse poema a narração de emoções, declarações verbais ou escritas pela qual se reconhece ter feito ou dito alguma coisa, o poema é a forma  e a poesia faz nascer em nós o que é belo, o sentimento em geral. Além da não expressão confessional pessoal, não há ainda segundo Drummond, a narração de acontecimentos sociais e dados vindos de biografias, não há preocupação com escola literárias e modismos, a poesia é única e seus significados são importantes para a interpretação do belo, a sua criação é pura e para que haja uma adequada tradução da emoção do belo (estético),a forma (poema)deve ser objeto de muito atividade coordenada, de caráter intelectual que requer um cuidado na escolha principalmente das palavras, equilibrando um detalhamento minucioso com o trabalho e com a forma.

       Diante disso, vejo que Drummond quer passar um pensamento voltado para a questão da aderência poética vinda de detalhes preciosos que requerem do poeta um valor emocional totalmente significativo e livre, pois o ato da escrita e da transmissão daquilo que foi sentido subjetivamente, requer detalhes e uma cuidadosa relação que envolve a escolha das palavras. A explicação da poesia, segundo Drummond, fica por conta do leitor e da sensibilidade dele. A sensibilidade parte da emoção, esta por sua vez leva-nos a ter um espírito totalmente envolvido fazendo emergir em águas límpidas e sublimes da poesia palavras belas prontas para serem decifradas e sentidas. 

       Drummond pede para chegarmos mais perto das palavras e contemplarmos a poesia, sentir as palavras dentro da alma é o que ele pede, é o que ele enxerga e o que devemos fazer ,pois do que seria uma poesia sem um sujeito sensível ,a sensibilidade existe ,mas muitas vezes é deixada de lado por conta de circunstâncias determinadas pela vida, mas essas situações devem ser deixadas de lado ,pois segundo Drummond ,a poesia não é criada a partir de confissões ou acontecimentos sociais, a poesia nasce do que fica dentro de si a partir das vivências mundanas. A verdade no texto se insere através de questões que só o poeta sente e reflete, só ele pode transmitir aquilo que está estático ,parado ,aguardando o momento da exata eclosão emocional, somos poetas e poetisas, os poetas vivem ,sentem ,amadurecem e morrem de amor ,de tristeza, enfim, todas as formas, todos os versos nascem de uma emoção.

        Toda trajetória de Drummond é marcada pela tentativa de conhecer a si mesmo a ao outros homens, a maneira que Carlos achou para fazer isto foi através da volta ao passado, da adesão ao presente, da progressão de um futuro possível e a sensibilidade emocional foi um marco em suas poesias, este poeta sempre procurou levar o cuidado com a palavra e a emoção pessoal como algo principal para a suas expressões poéticas e é isso que ele ensina no poema estudado.