A CAMINHADA HUMANA E A CAMINHADA DIVINA! Prof. Ciro Toaldo 

             Essa é uma reflexão que deve ser feita, pois a nossa vida de Igreja, na crença em Deus, de certa forma é acompanhada com a nossa caminhada humana. Os Sete Sacramentos dão força e sustentação à vida divina, também acompanham a vida humana: Um dia nós nascemos, do ventre de nossa mãe e nos tornamos pessoas humanas – com o BATISMO -  iniciamos a caminhada divina, nos tornamos Filhos de Deus.

            Fomos crescendo, se fortalecendo e precisando da instrução, fomos para a escola para saber ler e escrever. Da mesma forma para saber os ensinamentos de nossa Igreja, fomos para o Catecismo, onde aprendemos o que é ser Igreja, assim, depois de preparados recebemos a PRIMEIRA EUCARISTIA, o Sacramento da Eucaristia que nos dá força e coragem para alimentar nossa alma e seguir em frente na caminhada. Se tivermos dificuldades para conviver com quem não nos dá o perdão, tentemos imaginar se Deus não nos desse o perdão e, por meio do Sacramento da PENITÊNCIA temos o privilégio de recebermos o remédio para curar a chaga espiritual, chaga essa, chamada de pecado. Lembrando que na caminhada humana quando estamos doente procuramos o médico, nosso médico espiritual deveria ser sempre o padre que é o grande representante de Deus entre os homens é o Padre que tem o poder de absolver nossos pecados.

            Para fortalecer nossa vida cultural e crescer, buscamos sempre estudar e ser uma pessoa que sabe se defender. Na vida espiritual, conforme vamos crescendo necessitamos da fortificação e dos dons para nos desenvolvermos. Essa fortaleza nos é dada no dia que recebemos o Sacramento do CRISMA é quando fomos renovados pela graça do Espírito Santo.

            Como criaturas humanas devemos propagar a nossa espécie, para tanto, homem e mulher se unem, formam uma família e têm filhos. Na caminhada da vida divina, para termos a graça de Deus nessa união, buscamos casar na Igreja, para junto de Deus e a comunidade recebermos a benção do Pai Celeste pelo Sacramento do MATRIMÔNIO.  

            E quando ficamos velhos ou na enfermidade, buscamos alívio e tentamos nos refazer. Na vida divina nos momentos de grandes dificuldades ou de perigo de vida podemos buscar o Sacramento da UNÇÃO DOS ENFERMOS, onde vamos encontrar alívio, consolo e até mesmo o preparo para uma boa morte.

            O homem que vive em comunidade e que necessita de Deus, precisa dos homens que vivem exclusivamente para Deus, foram preparados pela graça divina para administrar os Sacramentos – essa pessoa especial é o sacerdote que através do Sacramento da ORDEM (só o Padre recebe) é o Sacramento que perpetua o ministério sacerdotal de Cristo entre os homens. É pelo Sacramento da Ordem que os Padres estão em nosso meio.

            Portanto, nesse comparativo entre a vida humana e a vida espiritual é que devemos entender a importância da dimensão dos Sacramentos em nossas vidas. Os Sacramentos nos dão a Graça Santificante de vivermos com a graça de Deus e que bom é sabermos que podemos contar com a ajuda divina nessa vida humana. Não estamos sozinhos nesse mundo, Deus está conosco.