A BELEZA DA EXISTÊNCIA!

 

    Professor Me. Ciro José Toaldo

 

“Ama a simplicidade, a vida, a beleza e as coisas que dão alegria. Ama a natureza e a reverência pela vida. Ama os mistérios. Ama Deus” Rubem Alves

 

            Esse é o grande Rubem Alves que com quase oitenta anos nos encanta com seus escritos. Amar é algo essencial para a existência. Infelizmente fomos educados para apreciar apenas a beleza física. Contudo, como o próprio Rubem Alves afirma, existe muita coisa para ser amada! Vivemos tão envolvidos com nossas tribulações que ficamos cegos e no corre-corre pela sobrevivência não percebemos a riqueza (belezas) que nos cercam e quanto precisamos amar. Na verdade devemos aprender a amar, principalmente a simplicidade. Com esse pensamento de Rubem Alves, desejo contar a rápida visita, feita há poucos dias, juntamente com minha família à minha terra natal (Capinzal - SC). Quanta surpresa em saber que tantas pessoas lêem nossa coluna; mas, surpreendeu mesmo, foram as ‘criaturas simples’ que lá pelos interiores de Capinzal, Ouro, Piratuba e região do Vale do Rio do Peixe (Meio Oeste de Santa Catarina), demonstraram satisfação, alegria e até emoção, não por apenas ver esse que vos escreve, mas por perceber o quanto se é querido e estimado. Portanto, não tenham dúvidas que a beleza da existência não se encontra na roupa que se veste, no carro que se tem, ou na casa ou dinheiro, a beleza da existência se encontra na simplicidade.

Talvez esse seja o grande valor que nossa sociedade perdeu. Na ânsia do querer mais, as pessoas esqueceram que uma das essências para sentir a beleza é a simplicidade. Que maravilha chegar à casa de alguém que se conhece e sentir em seus olhos o quanto se é valorizado; maravilha maior é perceber que todos param suas atividades, preparam um chimarrão ou um café, e o tempo parece parar. Eis a beleza da existência!

Muita gente fica doente, vive de mal com a vida, pois a rotina do ter cada vez mais incorporou em sua vida que não ‘tem tempo’ para admirar as belezas da existência, aliás; estão embriagados em seus problemas cotidianos que perdem a oportunidade de contemplar os estupendos momentos da vida, ou seja, perde a sensibilidade que leva a admiração Na agitação de ter cada vez mais bens materiais esse ser humano é ‘anestesiado’ para deixar de ser simples, não contemplar as maravilhas da natureza e da vida que estão ao seu redor. Assim, tornam insensíveis, sem a capacidade de admiração, não valorizam a simplicidade, não sentem a beleza das coisas que dão alegria ao viver, tornam-se seres duros, rudes e acabam afastando as pessoas do seu convívio.

A beleza da existência encontra-se na capacidade de ser simples e compreender e, até tirar lições daqueles que esbanjam simplicidade. Isso sim é gratificante e foi o que toda minha família conseguiu entender nesses poucos dias que estivemos em Capinzal e região do Vale do Rio do Peixe. Podemos sim, renovar nossas energias, ‘carregar a bateria da existência’ visitando os simples e humildade; aliás, o grande psicólogo dos psicólogos, Jesus Cristo, ensinou-nos que o Reino dos Céus pertence aos simples e humildes.

  Todos nós somos chamados a sermos felizes, mas existem muitos buscando essa ‘tal felicidade’ aonde ela não existe! Não é preciso ir longe, nem gastar dinheiro para sentir a beleza da existência. Releia o pensamento de Rubem Alves e procure sair da apatia, da inércia e do seu casulo (não é só você que tem problemas), abra os olhos e sinta o quanto as pessoas simples e humildes são felizes. Não seja cego e nem queira explicar tudo. Deus nos criou para ver o fascínio de seu mundo e, se estivermos com o coração, o espírito e a alma aberta, podermos contemplar as belezas da existência. Um abraço e pense nisso. Até o próximo artigo!