5% ou Cinco por cento?

Não importa se escrito por extenso ou utilizando algarismo. O que importa é o percentual: de cada 100 penas 5. É lamentável, mas os anos de experiência permitem aceitar essa afirmação: apenas 5 de cem... ou, em alguns, casos até menos. Nesse caso, ainda mais lamentável! Infelizmente é assim que a coisa funciona!

Ah! Me desculpa!

Estou comentando algo e você não sabe de que estou falando. Explico! É o seguinte: dia desses recebi uma mensagem em que o narrador falava que no tempo da faculdade, aprendera a maior lição de sua vida.

A situação teria ocorrido da seguinte forma: o professor, como normalmente o fazia, entrou na sala e preparava-se para iniciar sua aula. Como a semana iniciava depois de um fim de semana prolongado, dá para imaginar a zoeira e o falatório geral em ritmo crescente!

E o professor querendo iniciar sua aula. Procurou modos de chamar a atenção para o tema a ser tratado, mas nada... depois de tentativas diferentes e sem resultado, o professor apelou para sua experiência de anos de magistério e em voz alta alertou:

“ATENÇÃO! Esta é uma lição para a vida. E vou falar uma única vez!”

A turma olhou para o professor e ele começou a dizer:

“Desde que comecei no magistério, sempre tenho a sala cheia, mas nesses anos todos sempre lecionei para apenas cinco por cento dos meus alunos. De cada turma, apenas cinco por cento aproveitaram o que eu digo. Apenas cinco por cento dedica-se, estuda, aprofunda as informações e, ao terminar o curso tornam-se excelentes profissionais”.

Alguém ameaçou falar alguma coisa, mas o professor continuou:

“Ao longo desses muitos anos de magistério, tive a felicidade de dirigir-me a muitos estudantes mas, para minha tristeza, apenas cinco por cento tiraram proveito do que ensinei e do que meus colega professores ensinaram. Só cinco por cento! Para esses valeu a pena lecionar. Desses tenho orgulho em dizer que em sua vitoriosa tem uma pequena semente por mim lançada”.

E antes que alguém tivesse tempo de gracejar, o professor continuou:

“Vocês devem estar se perguntando: e os outros noventa e cinco por cento? Pois eu respondo: esses são o resto. Esses noventa e cinco por cento servem apenas para valer a pena o esforço dos cinco por cento. Os noventa e cinco por cento são e serão usados como massa de manobra. Passarão a vida inteira pulando de galho em galho, sem se realizar e sem produzir nada de útil para si e para seus semelhantes. Serão insignificantes e medíocres na vida como o foram na escola”.

E o professor concluiu seu discurso:

“É lamentável, mas o que ocorre na escola reflete e repercute na sociedade. Por isso é que de cada cem profissionais, apenas cinco são eficientes, responsáveis, capazes de atuar em sua área de formação. Os outros noventa e cinco são aqueles que envergonham a categoria. Vivem sem profissionalismo. São incompetentes não por negligência dos professores ou da escola, mas porque foram a turma do resto. Não se prepararam e nem se prepararão, pois sua mediocridade os faz incompetentes”

Com essa história analisei meus alunos. Ano após ano, testemunho isso. Lamentavelmente os que aproveitam as oportunidades oferecidas pela escola não passam de 5%... ou menos! Já tive alunos brilhantes e que brilham como profissionais... mas, infelizmente, a grande maioria jogou e joga fora ou nem percebe as oportunidades.

Isso me motiva a continuar trabalhando: investindo e acreditando nos cinco por cento!!!

Os outros noventa e cinco por cento pagam a conta. Pra isso eles existem!

Neri de Paula Carneiro

Mestre em educação, filosofo, teólogo, historiador

Rolim de Moura - RO